Coordenador : Bruno Francesco Rodrigues de Oliveira
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 394798.2206.367703.04102023
Departamento/Setor: MIP
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Público Interno da Universidade: professores e pesquisadores da UFF, alunos de graduação e pós-graduação e técnicos-administrativos. Instituições Governamentais Federais: professores e alunos de escolas públicas do Ensino Médio; professores e pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação de outras universidades federais localizadas no estado do Rio de Janeiro. Instituições Governamentais Estaduais: professores e alunos de escolas públicas do Ensino Médio; professores e pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação de outras universidades estaduais localizadas no estado do Rio de Janeiro.
Local de atuação: As oficinas e eventos científicos organizados pela GiB²C serão realizadas no Colégio Universitário Geraldo Reis (Coluni) - UFF e nos campi Praia Vermelha e Valonguinho da UFF. As demais atividades de divulgação das atividades e propostas do grupo serão conduzidas via publicação em redes sociais e textos no formato blog no site específico do mesmo.
Objetivo
- Criar um grupo colaborativo entre Pesquisadores na Universidade que trabalham na interface entre Biologia e Computação; - Incubar Futuros Especialistas em Bioinformática e Biologia Computacional; - Desmistificar a Bioinformática e Biologia Computacional para Discentes, Docentes, Corpo Técnico-Administrativo e toda comunidade universitária; - Estimular alunos de escolas públicas e particulares sobre a aplicabilidade da Bioinformática em nossas vidas e em como a mesma pode constituir em uma carreira no futuro; - Criar um grupo colaborativo de discentes que apliquem a computação em seus trabalhos que envolvam biologia e saúde capaz de disputar vagas em competições de bioinformática e programação.
Resumo
O GiB²C, Grupo Integrado de Bioinformática e Biologia Computacional, surgiu a partir da demanda estudantil de um projeto de extensão com a capacidade de incentivar a formação para futuros bioinformatas, divulgar conhecimento científico em bioinformática e biologia computacional e como uma ponte entre pesquisadores trabalhando nas mais variadas interfaces da área dentro da universidade e com outras instituições e centros de pesquisa. O projeto é formado por professores e discentes de diferentes graus de instrução (Graduação, Pós-graduação, incluindo Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado), em que todos se uniram em prol da disseminação da bioinformática no âmbito acadêmica e na comunidade. O grupo visa então, além do desenvolvimento pessoal dos conhecimentos na área e atuação entre si dos membros discentes e docentes envolvidos, levar tais conhecimentos adquiridos para a população em geral, de modo a evidenciar a relevância da bioinformática e biologia computacional não restrita a academia e produção científica e tecnológica, como também o seu impacto da extensão de suas aplicações na nossa vida cotidiana. O GiB²C surge nessa ânsia de apresentar formalmente a bioinformática e biologia computacional nas suas mais diversas frentes à comunidade uffiana, contribuindo para instigar a formação de pesquisadores com capacidade e independência de se aventurarem em tais áreas. Paralelamente, nosso grupo concentrará os esforços em conectar os docentes e pesquisadores na UFF com projetos que dependem ou até mesmo desenvolvem ativamente o uso dessas ferramentas e abordagens computacionais para investigação e inferências de dados biológicos.